O UMAR – Promoção da Arqueologia Subaquática como uma ferramenta inovadora para o desenvolvimento do turismo sustentável e inovador é um projeto europeu, financiado no âmbito do Programa Erasmus Plus.
Este projeto reúne 7 parceiros de 5 regiões da europa com o intuito de promover o conhecimento e a valorização do património relacionado com a arqueologia subaquática em todas estas regiões, através da:
– Conceção e implementação de um programa comum de formação, dirigido aos profissionais do setor do turismo e da cultura, de forma a dotá-los de mais competências e de conhecimento sobre estes temas;
– Promoção da arqueologia subaquática como um produto turístico sustentável e inovador;
– Capacitação das organizações responsáveis por promover e preservar o nosso património subaquático, junto dos turistas e da comunidade local.
A ACIF-CCIM, enquanto entidade parceira deste projeto, conta com a colaboração do CEAM – Centro de Estudos de Arqueologia Moderna e Contemporânea.
1º ano de implementação – desenvolvimentos
REUNIÃO EM SELINUNTE
No dia 30 de março, os parceiros do projeto participaram na primeira reunião transnacional do projeto U-MAR, realizada em Selinunte (IT).
Durante a reunião, o Coordenador apresentou a visão geral do projeto e da estrutura organizacional de gestão, bem como estabeleceu os resultados do projeto a alcançar. Os parceiros discutiram todas as atividades a implementar e os próximos passos a dar, com enfoque específico na organização da próxima Formação Transnacional de Formadores.
FORMAÇÃO TRANSNACIONAL DE FORMADORES EM SELINUNTE
Nos dias 30 de maio a 4 de junho a equipa de projeto participou na ação LTTA – Learning, Teaching Training Activities for Trainers, com o objetivo de serem concebidas e desenvolvidas as unidades do curso de formação que será lançado numa plataforma de e-learning, em todas as regiões participantes, com o objetivo de aumentar os níveis de conhecimento dos operadores turísticos e culturais sobre a arqueologia subaquática e sobre a sua importância para a preservação do nosso património, onde serão abordados os seguintes temas:
1- Arqueologia subaquática, técnicas de documentação, e a importância da sua preservação;
2- Interpretação comunicativa, valorização e divulgação do património arqueológico subaquático;
3- Estratégias de gestão partilhada;
4- Avaliação do impacto das atividades turísticas sobre o ambiente marinho;
5- Criação de itinerários culturais arqueológicos subaquáticos;
6- Transição digital das atividades culturais;
7- Legislação para proteção, musealização, turismo e mergulho recreativo.
REUNIÃO EM ZADAR
A segunda reunião transnacional do projeto teve lugar em Zadar (HR), no dia 23 de setembro, onde foi apresentado e discutido o trabalho realizado durante a LTTA – Learning, Teaching Training Activities for Trainers, com o intuito de se definir e discutir a estrutura final do curso de formação para os operadores turísticos e culturais. Ainda nesta reunião, foi também apresentada uma proposta para a plataforma de e-learning, através da qual será lançado o curso de formação e discutidas as suas valências e características.
REUNIÃO EM CÁDIS
A terceira reunião transnacional decorreu em Cádis, com o objetivo de se analisar o ponto de situação das atividades desenvolvidas e definir novas metas de trabalho.
A primeira etapa deste projeto foi a definição dos conteúdos programáticos para o curso de e-learning que está a ser desenhado para os operadores turísticos e culturais de todas as regiões envolvidas, com o intuito de aumentar o conhecimento destes profissionais sobre a arqueologia subaquática e a importância da sua gestão e preservação, enquanto património cultural e produto turístico de excelência.
Na Madeira, a rota arqueológica subaquática da Ponta de São Lourenço, onde se encontra o navio SS Newton, um vapor britânico, que naufragou no Sec XIX, em 1881, vindo de São Salvador da Baía, carregado de café e açúcar, será alvo de um capítulo numa das unidades do curso de formação.
Refira-se que esta rota arqueológica foi alvo de um levantamento histórico completo, em 2021, no âmbito do projeto Margullar, financiando pelo Programa INTERREG Madeira 14-20, que permitiu a inventariação e a catalogação dos bens arqueológicos descobertos neste local, com registos fotográficos e de vídeo e, consequentemente, a criação de um roteiro turístico para um novo segmento de mercado.
Recentemente esta rota arqueológica foi distinguida com uma menção honrosa no prémio “Adote um Naufrágio”, pela Sociedade de Arqueologia Náutica.
A próxima reunião está agendada para junho, no Chipre, e servirá essencialmente para validar a conceção da plataforma tecnológica que irá ser desenvolvida pelos parceiros para suporte da ação de formação.
REUNIÃO NO CHIPRE
Em junho passado, os parceiros do projeto U-Mar reuniram-se em Pafos, onde tiveram a oportunidade de trocar pontos de vista e debater temas importantes como a Plataforma de E-learning e a criação dos Centros de Interpretação Arqueológica Subaquática. Os membros da Pafos Tourism Boards tiveram a oportunidade de partilhar os seus pensamentos sobre os possíveis centros de interpretação e afirmaram que o Parque Arqueológico da UNESCO é o local ideal para ele.
No final do dia, foi organizada uma visita guiada a pé através do único Parque Arqueológico da UNESCO; o sítio arqueológico mais visitado da ilha! Os parceiros percorreram o Parque, que inclui locais e monumentos do século IV a.C. até a Idade Média, enquanto a maioria permanece datada do período romano.
APRESENTAÇÃO DO PROJETO U-MAR AOS OPERADORES TURÍSTICOS
A ACIF-CCIM realizou a apresentação do projeto U-Mar aos operadores turísticos e culturais no dia 29 de junho, com o objetivo de dar a conhecer as atividades que foram realizadas no âmbito deste projeto, apoiada pelo programa ERASMUS+, e em cooperação com outros parceiros em Itália, Espanha, Chipre e Croácia.
REUNIÃO NA MADEIRA
O 5.º Encontro Transnacional do Projeto Erasmus+ U-MAR teve lugar na Madeira, no dia 27 de setembro. Foi um encontro muito frutuoso que permitiu aos parceiros fazer o balanço da situação, a fim de planear o trabalho para os últimos meses do projeto.
Além disso, tendo em conta os excelentes resultados que o projeto está a alcançar, os parceiros concordaram em continuar a colaboração com outros projetos.
Jorge Veiga França, presidente da ACIF, parceiro anfitrião, abriu a reunião com palavras de grande louvor e apreço.
Grande sucesso para o II Evento Multiplicador do projeto, realizado no dia seguinte, quinta-feira, 28 de setembro, no Centro de Estudos de História do Atlântico, Funchal. Após saudações institucionais de Roland Bachmeier, membro do Conselho de Administração — Câmara de Comércio da Madeira ACIF-CCM e de Dorita Mendonça, Diretora Regional de Turismo da Madeira, foi apresentado o projeto U-Mar.
Além disso, realizou-se uma sessão sobre o tema «Melhores práticas de valorização do património cultural subaquático como motor de desenvolvimento social, económico e cultural».
PLATAFORMA E-LEARNING – CURSO PARA OS OPERADORES TURÍSTICOS E CULTURAIS
Home – U·mar (umarplatform.com)
e-learning platform: https://u-mar-s-site.thinkific.com/courses/underwaterarchaeology
Vídeos
U-Mar Project – 𝙄𝙣𝙩𝙚𝙧𝙥𝙧𝙚𝙩𝙖𝙩𝙞𝙤𝙣 𝘾𝙚𝙣𝙩𝙧𝙚𝙨 𝙤𝙣 𝙐𝙣𝙙𝙚𝙧𝙬𝙖𝙩𝙚𝙧 𝘾𝙪𝙡𝙩𝙪𝙧𝙖𝙡 𝙃𝙚𝙧𝙞𝙩𝙖𝙜𝙚
https://youtu.be/KCb5IwQP5PA
U-Mar project – U-Mar objectives
https://youtu.be/WqrSnhUlnWk
UMAR Learning Unit 01
https://youtu.be/RVbUTCKM80Q
UMAR Learning Unit 02
https://youtu.be/FPU45kl4yo0
UMAR Learning Unit 03
https://youtu.be/CyX-8ntotZU
UMAR Learning Unit 04
https://youtu.be/q2tkKynjIWA
UMAR Learning Unit 05
https://youtu.be/RLn22SQdWy0
UMAR Learning Unit 06
https://youtu.be/qID-xODwfYk
Resultados esperados
1- A formação transnacional em e-learning sobre arqueologia subaquática para os operadores turísticos e culturais
O projeto prevê também a implementação de 5 cursos de formação em testes in situ em países parceiros para testar o novo curso de formação realizado e adaptá-lo com base no feedback recebido dos testes.
(2) Plataforma de e-learning
Conceção técnica de uma Plataforma de e-learning e recolha de informações e materiais a serem disponibilizados nas diferentes secções da Plataforma. Os parceiros irão inserir o conteúdo e lançar a plataforma com o objetivo de proporcionar uma formação em arqueologia subaquática aos interessados, bem como informação sobre sítios arqueológicos existentes e as suas atividades.
(3) Criação de Centros de Interpretação/Aprendizagem sobre arqueologia subaquática
Serão criados Centros de Interpretação ao longo da Rota dos Fenícios para melhorar e promover a arqueologia subaquática e enriquecer os conhecimentos dos turistas e cidadãos sobre este importante património cultural. A sua implementação começará com uma pesquisa sobre o estado atual deste tema, seguida da recolha de inputs e materiais, da definição de percursos de aprendizagem e de narração de histórias e, finalmente, da criação dos próprios Centros de Interpretação.
Parceiros
– A Rota dos Fenícios – Itália
– Região da Sicília – Itália
– ICUA – Centro Internacional de Arqueologia de Zadar – Croácia
– Fundação CEIMAR – Espanha
– Direção Regional de Turismo de Pafos – Chipre
– ACIF-CCIM – Portugal
– ARGO – Itália