O projeto tem uma missão: reforçar as redes de turismo, promover as certificações, adotar práticas digitais e criar experiências inesquecíveis. Da análise ao marketing, estamos a trabalhar para um turismo sustentável.
O projeto Twinned by Stars congrega nove parceiros estratégicos de quatro regiões ultraperiféricas da União Europeia: Açores, Canárias, Martinica e baseia-se no sucesso de projetos anteriores e de redes de cooperação inter-regional na região da Macaronésia. Com base nestas experiências e incentivando a participação das comunidades locais, este projeto, apresentado no concurso EMFAF-2023-PIA-FLAGSHIP, financiado pelo Programa da União Europeia, com um orçamento de cerca de 1 milhão de euros, visa transformar as Regiões Ultraperiféricas da União Europeia em destinos de ecoturismo marítimo reconhecidos internacionalmente durante os próximos 36 meses. Esta iniciativa foi concebida com o objetivo de aproveitar os benefícios do turismo para conservar a biodiversidade marinha e mitigar as alterações climáticas.
OBJETIVO PRINCIPAL:
- Aumentar a competitividade do setor de turismo marítimo nas Regiões Ultraperiféricas (RUPs).
CONTRIBUIÇÕES ADICIONAIS:
- Aumentar a competitividade do turismo náutico nas Regiões Ultraperiféricas.
- Proteger a biodiversidade marinha e preservar o património cultural.
- Desenvolver o astro turismo marinho como destino sustentável.
ESTRATÉGIAS:
- Fortalecimento de parcerias já existentes.
- Capacitação e co-criação de produtos turísticos.
VIABILIDADE DO PROJETO:
- Execução de atividades concretas envolvendo entidades públicas e privadas.
- Representação da quadrupla hélice das regiões em questão.
COLABORAÇÃO:
- Baseada em relações de trabalho estabelecidas em projetos anteriores.
- Envolvimento de universidades, centros de investigação, governos regionais, clusters marítimos, PME, câmaras de comércio, marinas e associações de navegação a nível europeu.
LINHA TEMPORAL:
- Duração total: 36 meses.
- Primeira Metade:
- Análise e mapeamento.
- Envolvimento das partes interessadas.
- Co-criação.
- Definição de formação.
- Segunda Metade:
- Execução da formação.
- Implementação do plano de marketing e comercialização.
- Teste do produto desenvolvido.
Site: https://twinnedbystars.eu/
#TurismoSustentável #AventurasMarítimas #ecotravel #TWINNEDbySTARSEU #CINEA #EMFAF #begreengoblue
@ulpgc_para_ti @nauticocean @marinadofunchal @acifccim @ctm_martinique @consulta_europa @clustermaritimocanarias @fcpct @agakempny