O projeto PLASMAC integrou o edital Interreg MAC para o período 2014-2020 e o seu o nome completo é “Plataforma na Nuvem para Melhorar a Assistência social e integração laboral da Macaronésia”. O projeto teve início em 2018, depois da mudança dos sócios iniciais, e termina em 2021.
As entidades que integram o consórcio do projeto são o Serviço Canário do Emprego como parceiro principal, a Funcatra, o Instituto Tecnológico e de Energias Renováveis (ITER), a Universidade de La Laguna e a Universidade da Madeira. A Câmara Municipal da Laguna também fazia parte, mas a falta de envolvimento no projeto levou à sua saída do consórcio.
O PLASMAC é uma oportunidade para avançar na modernização dos serviços sociais, promovendo a interoperabilidade dos dados entre administrações, permitindo prestar melhores serviços públicos, com maior coordenação e eficiência, nas áreas de maior interesse das Ilhas da Macaronésia como a assistência social e a integração laboral.
Os marcos principais desenvolvidos ao longo deste projeto são os seguintes:
- Desenvolvimento de um modelo de História Social Única, onde se definem uma série de conjuntos de dados mínimos a recolher por parte dos serviços de atenção primária e comunitária.
- Avaliação técnica e funcional das aplicações usados atualmente pelos municípios das Ilhas da Macaronésia.
- Desenvolvimento de uma plataforma na nuvem de interoperabilidade, cujo a base de dados tem como referência o modelo definido na História Social Única.
- Implementação de um ecrã de visualização orientado à análise de dados e desenvolvimento de políticas baseadas nos mesmos.
- Celebração de um evento de divulgação do projeto onde se valoriza a importância da digitalização dos serviços sociais, se partilha os desafios que implicam os diferentes níveis da Administração Pública e são apresentados casos de boas práticas.
Sítio Web: www.plasmac.org