Capiten – Cluster Atlântico para a Inovação Tecnológica e Económica no Setor Náutico
Breve resumo:
CAPITEN – Cluster Atlântico para a Inovação Tecnológica e Económica no Setor Náutico é um projeto financiado no âmbito do Programa INTERREG Espaço Atlântico.
É um projeto que envolveu 16 parceiros, provenientes do arco do atlântico, designadamente de Portugal, Espanha, França, Escócia e Irlanda.
Em Portugal participou a Região do Minho, a Região de Aveiro e a Região Autónoma da Madeira.
O objetivo deste projeto foi dinamizar o setor náutico, através da criação de produtos e serviços inovadores que reforçassem a atratividade das diferentes Regiões e promovessem o desenvolvimento económico e o emprego neste setor.
Período de execução: julho / 2017 a maio / 2021.
Site do Projeto: www.capiten.eu
Atividades do projeto na Madeira
1- Conceção e promoção de um novo produto turístico- Ilhas Selvagens
Todos os parceiros foram desafiados a criar ou a potenciar um produto turístico, que fosse inovador, que estivesse ligado à atividade náutica e que, simultaneamente, potenciasse a descoberta das nossas riquezas naturais e culturais.
A nossa proposta, enquanto parceiros regionais, foi potenciar as ilhas selvagens, enquanto um destino turístico autêntico.
As ilhas selvagens são a primeira reserva natural de Portugal, foi considerado reserva em 1972.
Possuem uma grande riqueza em termos de biodiversidade
Despertam muita curiosidade uma vez que estamos a falar de um território que não é habitado e possuem inúmeras espécies de aves marinhas e de peixes, passíveis de observação através do mergulho, desde que nos locais devidamente autorizados.
Obviamente que não estamos a falar de um produto turístico de massas, mas sim de um produto que irá interessar um determinado nicho de mercado, nomeadamente cientistas, investigadores, mergulhadores, naturalistas e amantes da natureza.
Hoje em dia cada vez mais as pessoas procuram experiências autênticas e em comunhão com a natureza, pelo que não temos dúvida do potencial das ilhas selvagens.
Sendo uma área protegida, obviamente que uma visita às ilhas estará sempre dependente da respetiva autorização do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza e sujeita ao cumprimento do respetivo regulamento.
Aceda em baixo às fotografias da viagem teste às ilhas Selvagens
2- Elaboração do Estudo de Cabotagem na ilha da Madeira
O estudo sobre a cabotagem na ilha da Madeira aborda as principais rotas de cabotagem que existiam na ilha, desde a época do povoamento, bem como a importância que o mar teve, não só no desbravamento da ilha, como também no transporte de pessoas e de mercadorias para abastecimento das populações.
O objetivo deste levantamento foi simplesmente verificar quais as rotas de cabotagem antigas que se pode agora explorar do ponto de vista turístico, com vista à criação de novas rotas e novos produtos que valorizem o nosso património cultural e histórico.
3- Elaboração de um diagnóstico do setor náutico na Região
4- Conceção de uma aplicação com informação sobre as marinas
Foi desenvolvida uma aplicação móvel com informação sobre todas as marinas e pequenos portos de abrigo que existem na Madeira e no Porto Santo.
Esta aplicação foi desenvolvida com o intuito de reunir num único suporte toda a informação que poderá ser útil à comunidade náutica, desde a localização das marinas e dos pequenos portos na Madeira e no Porto Santo, onde poderão ficar a pernoitar, os preços e os demais serviços que são disponibilizados.
5- Dinamização do evento Capiten Day no Porto Santo
A ACIF-CCIM, em parceria com o Clube Naval do Funchal, com o Clube Naval do Porto Santo, com o Clube Naval do Seixal e com as empresas OWA – On Water Academy e Porto Santo Line promoveu, em 20219 e 2020, no Porto Santo, diversas atividades náuticas, com o intuito de incutir o gosto pelo mar junto da população, em especial junto das camadas mais jovens.
Neste âmbito, os veraneantes tiveram a oportunidade de experimentar gratuitamente uma das seguintes atividades: stand up paddle surf, e kayak.
6- Apresentação das Iniciativas do CAPITEN