O que ganha a minha empresa com este projeto?
Os produtos tradicionais carecem de proteção e valorização quer os que continuam a ser produzidos e comercializados de uma forma tradicional, como aqueles que têm dado origem a novas forma de negócio. Verificamos que nos últimos anos têm surgido, quase como “cogumelos”, empresas e empreendedores que produzem ou vendem produtos tradicionais, tais como o “o bolo do caco”, Pão de chouriço, broas, bebidas, artesanato entre outros.
A ACIF-CCIM pretende dotar as empresas de instrumentos que lhes permita a Valorização e Certificação de Produtos Tradicionais Madeirenses.
Como?
Será dado apoio às empresas que adiram ao programa, em três vertentes:
- Diagnóstico de necessidades, através da identificação dos riscos e das oportunidades presentes no contexto organizacional;
- Definição de Planos de Ação que tratem os Risco e as Oportunidades mais significativas;
- Dinamização de ações on job e de formação intra e inter empresa, para aquisição de conhecimento e partilha de experiências.
Quanto custa?
Nada. Este projeto é financiado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Madeira 14-20, pelo que não tem qualquer custo para as empresas participantes.
A quem se destina?
O programa “Diferenciação e valorização de produtos tradicionais” irá abranger 20 empresas e terá a duração de 300 horas por empresa, com a seguinte distribuição:
- 120 horas de formação
- 180 horas de consultoria
Como é que se processa?
Numa primeira fase uma equipa de consultores visitará a empresa, de modo a fazer a sua contextualização, definindo-se um plano de visitas regulares, tendo em conta a disponibilidade da mesma.
Paralelamente, e tendo em conta as necessidades identificadas, será proposto um conjunto de ações de formação que complementarão o trabalho realizado pela equipa consultora.
No final do projeto pretende-se que os intervenientes tenham implementado as ações identificadas no diagnóstico, e que cumpram as 120 horas de formação.
Espera-se que os interveniente saiam do projeto com mais competências nas áreas e temas abordados, e com um plano de melhoria e continuidade que os orientem para os novos desafios.
Todos os formandos da componente de consultoria têm obrigatoriamente de ter frequentado as componentes de formação teórica.
Entidade executora: GESTLIDER II
Como posso manifestar o meu interesse?
As PME’s interessadas em beneficiar deste programa deverão preencher a Ficha de Candidatura, indicando os motivos por que se candidatam e enviando a documentação comprovativa dos requisitos para o email [email protected].
Saiba mais aqui
Este projeto é financiado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Madeira 14-20.