Debate: Desafios para a Integração da Macaronésia
Presidente da 4Spiro
Presidente da ANTOSC
Ex-CEO da Angola Cables
António Nunes é um engenheiro eletrotécnico altamente experiente com mais de 20 anos de experiência na indústria internacional de telecomunicações. Estudou na Universidade Técnica de Dresden na Alemanha e fez parte da construção equipas para os aeroportos internacionais de Macau e Hong Kong. Em 2000 mudou-se para Angola e desempenhou um papel fundamental na criação da UNITEL, a maior operadora móvel operadora no país hoje.
Como Diretor de Infraestrutura da UNITEL, Nunes foi responsável por supervisionar o desenvolvimento das redes de acesso 2G, 3G e 4G da rede, core elementos e redes de transmissão, que utilizaram micro-ondas e fibra tecnologias óticas.
Como CEO da Angola Cables, Nunes posicionou com sucesso a empresa como uma líder no mercado atacadista internacional de telecomunicações. Sob a sua liderança, a empresa contratou e concluiu vários projetos de alto nível, incluindo a construção de três cabos submarinos intercontinentais (WACS, Monet e SACS) e dois centros de dados (AngoNAP Luanda e AngoNAP Fortaleza). Com a conclusão do cabo SACS em 2018, Angola Cables tornou-se a primeira operadora global a possuir um anel de transmissão ao redor do Atlantico, reduzindo consideravelmente a latência da internet entre Londres e a Cidade do Cabo para estar no mesmo nível de Miami para a Cidade do Cabo.
A visão e a liderança de Nunes ajudaram a estabelecer a Angola Cables como uma empresa vital ecossistema para a digitalização do Hemisfério Sul. A infraestrutura crítica da empresa, composta por cabos submarinos, data centers e uma diversidade de POPs, criou uma das infraestruturas digitais mais avançadas na região do Atlântico Sul. Esta fundação baseia-se na promoção do potencial económico entre a América Latina e a África e o desenvolvimento da economia digital de África.
Nunes foi nomeado para a Power 200: The World’s Most Influential Data Economy Leaders.
Hoje administra as suas próprias empresas e negócios. Na área de infraestrutura de telecomunicações, é presidente da ANTOSC, a empresa líder em partilha de torres em Angola, e Presidente da Anglobal Cabo Verde. Ambas as empresas fazem parte do Grupo Anglobal, líder no desenvolvimento e exploração de infraestruturas de telecomunicações, tendo ainda presença no setor de energia diesel e fotovoltaica e indústria metalúrgica em Angola. Anglobal Cabo Verde é o braço de internacionalização da empresa em África e está neste momento a expandir a sua presença no mercado cabo-verdiano. No comércio grossista, presidente da 4Spiro, empresa que desenvolve negócios de conectividade em todo o mundo. No setor elétrico, é o Presidente da Proef Energias Angola, importante empresa do setor energético em Angola. Na área da sustentabilidade, é Acionista da BIGLE, empresa que protege os oceanos e constrói recifes artificiais.