Coimbra, Portugal, 1966.

Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa no ano de 1992 é, desde 1998, sócio e Arquiteto Coordenador Geral do Atelier Bugio, em Lisboa.

Divulgou desde cedo o seu trabalho em várias exposições, tais como a 3ª Bienal de Arquitetura em Sintra, em 1998, a Exposição “Geração 90”, organizada pela Ordem dos Arquitetos, em 2000 e a Exposição Nacional de Arquitetura “Habitar Portugal 2000-2002”, comissariada pelo Instituto das Artes.

Em 2004, foi convidado a participar na exposição “Arquitetura e Design de Portugal 1990|2004” no edifício da Triennale no Palazzo Dell’Arte em Milão, promovida pela então S. Ex.ª Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio.

Iniciou o serviço docente em 2006 no Departamento de Arquitetura da Universidade de Évora, até ao ano de 2012, como professor convidado.

Em 2008, participou na Exposição “reação em cadeia, transformações na arquitetura do hotel”, promovida pela Fundação de Serralves no âmbito do programa Allgarve 08; em 2009, foi convidado para a exposição “Over Lappings: Six Portuguese Architecture Studios” pela Royal Institute of British Architects (RIBA), Londres, e em 2010 para a exposição “Sola Paments” 6 estudis d’arquitectura portuguesos pelo col-legi D’arquitectes de Catalunya COAC Barcelona. No mesmo ano, voltou a integrar a Exposição Nacional de Arquitetura “Habitar Portugal 2006-2008”, promovida pela Ordem dos Arquitetos.

Em 2011, lança a monografia “ATELIER BUGIO João Favila Menezes”.

Foi convidado, em 2012, para representar Portugal na 13th International Architecture Exhibition, na Bienal de Veneza, no âmbito da mostra “LISBON GROUND” – mesa 03, acessibilidades à colina do castelo.

No ano seguinte, é convidado a presidir a mesa de júri do Prémio Secil Universidades – Arquitetura 2012, por nomeação conjunta da SECIL e da Ordem dos Arquitetos.

Em 2015, retomou a sua atividade académica, lecionando na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa e desenvolvendo-a até ao momento.

Desenvolveu vários projetos no âmbito do turismo e da habitação, nomeadamente a ampliação do Hotel do Porto Santo e a Estalagem da Quinta da Casa Branca, no Funchal.

Em 2016, desenvolveu diversos projetos na área da reabilitação, tais como a recuperação de uma habitação na zona histórica do Castelo e a reconversão em unidade hoteleira do Palácio da Rosa, ambos em Lisboa.

No ano de 2017, integrou o Gabinete da Cidade criado pela Câmara Municipal do Funchal na sequência dos incêndios que afetaram a cidade, cujo objetivo consiste na elaboração de uma estratégia de ordenamento e defesa do território para reabilitação/regeneração da cidade do Funchal, juntamente com os arquitetos Paulo David e Gonçalo Byrne.

Entre 2015 e 2018, a sua intervenção incidiu ainda na área da Educação com o projeto de beneficiação geral do edificado existente e construção de refeitório, espaços desportivos e espaços exteriores da Escola Básica n.º 151 dos Coruchéus.

Além de diversos trabalhos na área da habitação e hotelaria, desenvolveu também um conjunto de três percursos assistidos por meios mecânicos (com coautoria de Pedro Domingos, Pedro Matos Gameiro e João Simões), relativos às acessibilidades suaves entre a parte baixa da cidade e o topo da Colina do Castelo de São Jorge, que têm por base o Plano de Acessibilidade Suave e Assistida à Colina do Castelo, promovido no âmbito da candidatura QREN – MOBILIDADE TERRITORIAL. Este plano, atualmente em fase de construção, compreende: o Percurso da Mouraria, cuja ligação contínua composta por 3 troços de escadas rolantes liga o Martim Moniz ao Castelo de São Jorge (Finalizado – em Funcionamento); e o percurso da Graça, que pretende ligar o Miradouro Sophia de Mello Breyner Andersen à Alta Mouraria através de um funicular (Obra a decorrer – previsão Junho 2023).

Recentemente, inaugurou o projeto Praia do Canal Nature Resort, inserido no Parque Natural da Costa Vicentina, em Aljezur.

Start typing and press Enter to search