Arquiteto
Professor Auxiliar da FAUL
Investigador do formaurbis LAB/FAUL
João Silva Leite (Lisboa, 1981) licenciou-se em 2005 em Arquitetura de Planeamento Urbano e Territorial pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, onde se doutorou em Urbanismo em 2016, com a tese intitulada: “Ruas Emergentes. Interpretação morfológica no contexto urbano português”, suportada por bolsas individuais de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e do programa internacional AUSMIP Plus, tendo estado em mobilidade cerca de 6 meses, no Japão, na The University of Tokyo, em 2015.
É docente da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa desde 2013 tendo ainda lecionado na Escola Superior Gallaecia no ano lectivo de 2016/2017.
É membro da equipa do FormaUrbis Lab (http://formaurbislab.fa.ulisboa.pt/index.html), da FAUL, grupo de investigação que desenvolve vários projetos de investigação ligados à temática do estudo e interpretação da forma urbana que têm colaborado na construção do Atlas Morfológico da Cidade Portuguesa. Integra regularmente as equipas de projetos de investigação, financiados pela FCT Fundação para a Ciência e a Tecnologia, dos quais se destaca “Building Typology – Morphological Inventory of Portuguese City” (concluído em 2022) e “MetroPublicNet” (em curso) o que tem permitido consolidar um conhecimento aprofundado sobre a relação entre Tipologia Edificada e o desenho do espaço público. Publica e apresenta regularmente comunicações relacionadas com a sua atividade científica, em especial sobre tópicos ligados a infraestruturas urbanas, espaço público ou espaços de transição entre o edificado e a cidade.
A sua dissertação de mestrado “A Estrada Comercial. Interpretação morfológica de um novo elemento urbano na metrópole de Lisboa” foi premiada na IX BIAU 2014, na categoria de investigação – teses de mestrado, em 2012.
Desenvolve atividade liberal como arquiteto desde 2006.