Aceleradora de Comércio Digital da R.A.M. – Melhor Comércio na Madeira
Destaques, projetos
Com o objetivo de apoiar as empresas na transformação digital, a ACIF-CCIM, em parceria com a AIP e com a CCIPD, constituiu a Aceleradora de Comércio Digital da R.A.M. “Melhor Comércio na Madeira”, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Esta iniciativa é uma oportunidade para as empresas alavancarem e acelerarem os seus modelos e processos de negócio a nível tecnológico, melhorarem a sua literacia digital e implementarem novas formas de responder aos desafios do mercado de forma mais sustentada e eficiente.
Sendo um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a empresa poderá usufruir de um apoio de até 2 000,00 €. Este apoio será colocado à disposição das empresas elegíveis através da implementação de uma solução digital do Catálogo de Serviços de Transição Digital — reúne um conjunto de empresas e fornecedores a nível nacional direcionados particularmente para este projeto.
Em que consiste este apoio?
A intervenção contempla as seguintes fases:
• Diagnóstico inicial de maturidade digital;
• Plano de recomendação;
• Atribuição de vouchers para aquisição de serviços de transição digital (até 2.000€ por empresa);
• Acesso ao catálogo de serviços de transição digital, para utilização dos vouchers atribuídos;
• Diagnóstico final de maturidade digital.
Dimensões de avaliação e intervenção
A maturidade digital e o catálogo de serviços serão focados nas seguintes dimensões:
• Estratégia e Inovação;
• Capital e Finanças;
• Cibersegurança e Privacidade;
• Clientes;
• Processos e Operações;
• Parcerias.
Os fornecedores selecionados apresentarão propostas nas seguintes áreas de serviços:
• Marketing Digital: serviços com o objetivo de atrair novos negócios e promover a presença digital, ou desenvolver identidade online das empresas;
• Trabalho colaborativo e negócios inteligentes: serviços que visem aumentar a eficiência das empresas através de adoção de tecnologia nos seus processos e/ou visem aumentar a utilização/captura de dados para os seus negócios;
• Fornecimento e logística: Implementação de tecnologias digitais que visem melhorar a eficiência da gestão da cadeia de fornecimento e da área de logística das empresas;
• Gestão e relacionamento com clientes: serviços com objetivos de criar e gerir relacionamento com clientes das empresas;
• Negócios mais seguros: serviços com soluções de cibersegurança que aumentem a proteção ao ambiente da empresa;
• Mercados digitais: serviços para as empresas aderirem e/ou marcarem presença em mercados digitais, de forma a alargar os canais de venda e novos clientes;
• Pagamentos digitais: serviços que agilizem e facilitem os meios de pagamento em formato digital, melhorando a experiência dos clientes;
• Serviços de alojamento: serviços que contêm soluções de alojamento em centros de dados de aplicações digitais.
Quem pode beneficiar deste apoio?
Micro, pequenas e médias empresas, enquadradas nas seguintes CAE:
• 45: Comércio, manutenção e reparação, de veículos automóveis e motociclos;
• 46: Comércio por grosso (inclui agentes), exceto de veículos automóveis e motociclos;
• 47: Comércio a retalho, exceto de veículos automóveis e motociclos;
• 55201: Alojamento mobilado para turistas;
• 55202: Turismo no espaço rural;
• 56: Restauração e similares;
• 77110: Aluguer de veículos automóveis ligeiros;
• 79: Agências de Viagens, operadores turísticos, outros serviços de reservas e atividades relacionadas (com estabelecimento);
• 93293: Organização de atividade de animação turística;
• 95: Reparação de computadores e de bens de uso pessoal e doméstico;
• 96: Outras atividades de serviços pessoais.
Como usufruir desta oportunidade?
Mediante o preenchimento deste breve formulário, a empresa será contactada para o agendamento de uma reunião, na qual será elaborado o diagnóstico inicial de maturidade digital.
Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos através do e-mail [email protected] ou, alternativamente, através do telefone 291 206 800.