Workshop: Turismo Regenerativo e a Transição Ecológica e Digital no Setor do Turismo
Destaques, projetos
Vários stakeholders do setor do turismo participaram num Focus Group, cujo intuito foi analisar o comportamento do turista e as tendências futuras, referentes ao turismo regenerativo e sustentável.
A ACIF-CCIM promoveu ontem de manhã, dia 3 de abril, o workshop: Turismo Regenerativo e a Transição Ecológica e Digital no Setor do Turismo, no âmbito do projeto SMARTIES for SMEs, financiado pelo programa COSME.
A sessão foi dinamizada por António Barone, Diretor da Rota dos Fenícios – Rota Cultural do Conselho da Europa, parceiro do projeto SMARTIES For SME’s e por Cinzia De Marzo, perita externa em turismo sustentável.
O objetivo principal foi sensibilizar e capacitar os empresários, cujos projetos foram selecionados para apoio no âmbito do SMARTIES, quer através de financiamento, no valor de 25.000€, quer através de acompanhamento técnico especializado, prestado por um consultor ao longo dos 15 meses de implementação.
Na parte da tarde, com o objetivo de recolher contributos de vários stakeholders do setor do turismo, sobre os temas centrais do Projeto SMARTIES: Turismo Regenerativo e Transição Ecológica e Digital, foi organizado, das 15h00 às 17h00, um Focus Group, dinamizado pela Libertas International University, parceiro deste projeto e com uma vasta experiência nestes temas.
Esta atividade, que está a ser desenvolvida nos seis países parceiros do projeto: Portugal, Croácia, Grécia, Itália, Chipre e Eslovénia, tem por intuito criar um compêndio de boas práticas passível de ser disseminado pelos agentes económicos.
Enquadramento:
Novembro de 2024
A ACIF-CCIM, enquanto entidade parceira do projeto SMARTIES, lançou um convite às empresas regionais para apresentarem projetos inovadores nestas áreas, por forma a apoiar os 15 projetos mais criativos, em cada um dos países participantes no consórcio, e com maior nível de impacto na área da sustentabilidade e na valorização da oferta turística de cada um dos destinos.
Março de 2025
Foram selecionados os 15 projetos inovadores que irão beneficiar de um apoio de 25.000€, no âmbito do projeto SMARTIES, financiado pelo programa COSME.
Este projeto representa uma oportunidade estratégica para fortalecer as capacidades das PME do setor do turismo, promovendo a inovação, a sustentabilidade e a competitividade em mercados cada vez mais exigentes.
O projeto SMARTIES integra um consórcio composto por oito países e 11 regiões, no entanto, o convite à apresentação de propostas criativas, incentivando o desenvolvimento de soluções inovadoras para impulsionar o setor, apenas abrangeu cinco países – Itália, Grécia, Eslovénia, Portugal (Madeira) e Chipre.
Na Madeira, representada neste consórcio pela ACIF – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira, foram rececionadas 23 candidaturas, todas focadas em projetos de elevado potencial em inovação, criatividade e sustentabilidade. Após o processo de seleção, foram escolhidos os 15 projetos que obtiveram a pontuação mais elevadas, com base em critérios como a relevância, a inovação, a qualidade, a capacidade operacional e financeira e o impacto na sustentabilidade.
Para além do apoio financeiro, estas empresas irão beneficiar de um acompanhamento técnico especializado e de apoio personalizado ao longo de 15 meses, garantindo as condições ideais para a implementação dos seus projetos. Este suporte não só reforça a capacidade das PME na adaptação a novos desafios, como também contribui para a consolidação de um setor do turismo mais resiliente, dinâmico e preparado para o futuro.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |